Programas educativos para pais de prematuros e sua relação com o desenvolvimento motor: revisão integrativa

EDUCATIONAL PROGRAMS FOR PARENTS OF PREMATURES: INTEGRATIVE REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/%20recom.v15i0.5553

Palavras-chave:

Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Recém-Nascido Prematuro; Pais; Educação em Saúde; Atividade Motora.

Resumo

Objetivo: Identificar programas educativos de intervenção motora, utilizados pelos pais de crianças prematuras hospitalizadas em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, e sua contribuição para o desenvolvimento motor. Métodos: Revisão integrativa de literatura, nas bases de dados PubMed, Embase, Web of Science, Lilacs, CINAHL, Livivo, PEDro, ProQuest Dissertations & Theses Global, Catálogo de Teses e Dissertações Capes, Google Scholar. Resultados: Foram identificadas 3.514 referências. Após remoção de duplicatas e leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 43 documentos para leitura na íntegra; nove atendendo aos critérios de elegibilidade. O Norwegian Physiotherapy Study in Preterm Infants foi o programa mais utilizado e obteve resultados diferenciados em relação ao desenvolvimento motor. Conclusão: São necessários estudos para verificar a influência do desenvolvimento cerebral, ambiente, dor, estresse, nutrição, sono no desenvolvimento dos prematuros e como isso pode influenciar no desenvolvimento motor.

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Publicado

24-11-2025

Como Citar

Ruedell, A. M., Rodrigues da Silva Carvalho, A., & Silveira Viera, C. (2025). Programas educativos para pais de prematuros e sua relação com o desenvolvimento motor: revisão integrativa: EDUCATIONAL PROGRAMS FOR PARENTS OF PREMATURES: INTEGRATIVE REVIEW. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 15. https://doi.org/10.19175/ recom.v15i0.5553

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura