Práticas pedagógicas adotadas por docentes na formação de enfermeiros-líderes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4239

Palavras-chave:

, Enfermagem, Liderança, Educação em Enfermagem, Gestão em Saúde, Docentes de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Conhecer as práticas pedagógicas adotadas por docentes de enfermagem, para a formação de enfermeiros-líderes. Método: Estudo de caso, de abordagem qualitativa, realizado com 36 docentes de enfermagem de uma universidade pública no estado da Bahia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados tratados conforme o referencial teórico de Paulo Freire, com auxílio da Análise Temática e do software Nvivo®11. Resultados: Os docentes reconhecem o ensino da liderança inserido nas discussões teórico-práticas, buscam atuar como facilitadores no ensino da liderança e valorizam a inserção desta, na matriz curricular, bem como o estímulo à autonomia e crítica reflexiva dos discentes. Conclusão: Faz-se importante a inserção do ensino da liderança na matriz curricular, conhecendo as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes, no sentido de fortalecer a autonomia e o raciocínio crítico dos discentes, durante o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Alves Galhardo Varanda, Universidade Federal da Bahia -UFBA

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal da Bahia, Salvador- BA.

Simone Coelho Amestoy, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Enfermeira, Doutora, Profª Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Gilberto Tadeu Reis da Silva, Universidade Federal da Bahia

Enfermeiro, Pós-doutor em Ensino em Ciências da saúde e Gestão em Serviços de Saúde UICISA E/COIMBRA, Prof. Titular da Universidade Federal da Bahia.

Vânia Marli Schubert Backes, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutora em Enfermagem, Profª Titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Letícia de Lima Trindade, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, Pós Doutora em Enfermagem pela Universidade do Porto, Profª em Enfermagem na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Ana Cristina Pretto Báo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

Varanda, P. A. G., Amestoy, S. C., Silva, G. T. R. da, Backes, V. M. S., Trindade, L. de L., & Báo, A. C. P. (2021). Práticas pedagógicas adotadas por docentes na formação de enfermeiros-líderes. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4239

Edição

Seção

Artigos Originais