Equidade no acesso aos cuidados paliativos na atenção primária à saúde: uma reflexão teórica

Autores

  • Juliana Dias Reis Pessalacia Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas
  • Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Isabely Karoline Ribeiro Universidade Federal de São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.1072

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Atenção Primária à Saúde, Acesso aos Serviços de Saúde, Equidade em Saúde

Resumo

No Brasil, vivencia-se um processo de envelhecimento populacional e aumento da prevalência de doenças crônico degenerativas não transmissíveis, sendo necessária a organização de um modelo de atenção que contemple os Cuidados Paliativos (CP). Destaca-se a Estratégia de Saúde da Família que representa a Atenção Primária à Saúde (APS) brasileira e que apresenta dentre os seus pressupostos a capacidade para se atingir práticas assistenciais integrais ou globais. Contudo, ainda existem vários entraves no acesso aos CP pela população. Estudo de reflexão teórica acerca dos determinantes e condicionantes do acesso aos CP na APS a partir do conceito de Justiça proposto por Norman Daniels. Identificou-se como determinantes e condicionantes: financiamento em saúde, responsabilidade dos profissionais; quantitativo de profissionais necessário; estrutura dos serviços; acesso a medicamentos; organização dos serviços para a tomada de decisão justa mediante recursos limitados; políticas voltadas para correção das disparidades; estratégias de priorização e racionalização do acesso aos serviços. O autor propõe um modelo fundamentado na preocupação direta com a equidade na utilização dos recursos em saúde, ressaltando a importância de se examinar os fatores que podem restringir ou facilitar o acesso à saúde, incluindo aspectos políticos, jurídicos, econômicos, sociais e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Dias Reis Pessalacia, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP). Professora Adjunta III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Pós doutora em Bioética pela Universidade Complutense de Madrid. Livre docente pela Universidadade de São Paulo (USP). Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Isabely Karoline Ribeiro, Universidade Federal de São João Del Rei

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de São João de Rei (UFSJ).

Downloads

Publicado

2016-04-28

Como Citar

Pessalacia, J. D. R., Zoboli, E. L. C. P., & Ribeiro, I. K. (2016). Equidade no acesso aos cuidados paliativos na atenção primária à saúde: uma reflexão teórica. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.1072

Edição

Seção

Reflexão Teórica