A prática do castigo físico em crianças na visão dos perpetradores

Autores

  • Miguir Terezinha Vieccelli Donoso UFMG
  • Janete Ricas UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.17

Palavras-chave:

Violência. Educação. Infância.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo compreender a prática do castigo físico contra crianças, sob a óptica dos perpetradores. Utilizou-se o método qualitativo, sendo que os dados foram avaliados por meio da análise do discurso. Foram abordados pais/mães de crianças em um centro de saúde, que foram convidados a falar sobre educação das crianças e a necessidade de lhes estabelecer limites. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a entrevista semi-estruturada e, para determinação do número de entrevistados, o critério de saturação. Duas categorias foram identificadas: concepções sobre a prática do castigo físico e explicações sobre a prática do castigo físico. Pode-se concluir que o castigo físico advém de convicções e/ou situações vivenciadas pelos familiares.

Palavras chave: Violência. Educação. Infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguir Terezinha Vieccelli Donoso, UFMG

Enfermeira pela UFSC. Mestre em Enfermagem pela escola de Enfermagem da UFMG. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Docente do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG.

Janete Ricas, UFSJ

Médica pediatra. Mestre e doutora em Pediatria. Docente do curso de Medicina da UFSJ, Divinóplis - MG

Downloads

Publicado

2011-08-10

Como Citar

Vieccelli Donoso, M. T., & Ricas, J. (2011). A prática do castigo físico em crianças na visão dos perpetradores. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.17

Edição

Seção

Artigos Originais