Influência da satisfação acadêmica na comunicação de enfermeiros

Autores

  • Francine da Costa Alves Enfermeira pela Universidade de Taubaté. Mestre em Ciências pela Universidade de Guarulhos. Professora do Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté. Taubaté - SP
  • Ana Claudia Giesbrecht Puggina Enfermeira pela escola de enfermagem da Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paula. Professora Adjunta na Faculdade de Medicina de Jundiaí. Jundiaí, SP

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4000

Palavras-chave:

Relações Interpessoais, Profissionalismo, Educação em Enfermagem.

Resumo

Objetivos: Correlacionar a satisfação acadêmica com a comunicação interpessoal do enfermeiro; associar as características sociodemográficas e profissionais com a comunicação interpessoal do enfermeiro. Método: Estudo analítico transversal. Utilizou-se a Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior; a Escala de Competência em Comunicação Interpessoal e a Escala sobre Profissionalismo e Competência em Comunicação Interpessoal Enfermeiro e Paciente. Resultados: Participaram 397 enfermeiros. Enfermeiros com menor tempo de formação, mais jovens e católicos, demonstraram mais disponibilidade nas relações; os que estudaram em instituições públicas mostraram mais habilidade para expressar sentimentos; aqueles que não tinham formação prévia na área de enfermagem foram mais capazes de demonstrar compreensão e perceber o que as pessoas sentem; tanto aqueles que se declararam católicos quanto sem religião referiram ter mais sinceridade nas relações enfermeiro-paciente. Conclusões: Quanto mais satisfeitos com a experiência acadêmica, melhor é a comunicação interpessoal do enfermeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-23

Como Citar

Alves, F. da C., & Puggina, A. C. G. (2021). Influência da satisfação acadêmica na comunicação de enfermeiros. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4000

Edição

Seção

Artigos Originais