Processo de enfermagem no ambiente hospitalar: potencialidades, fragilidades e estratégias vivenciadas por enfermeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4301

Palavras-chave:

Serviço Hospitalar de Admissão de Pacientes, Gestão em Saúde, Cuidado de Enfermagem, Processo de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Descrever as potencialidades e fragilidades vivenciadas por enfermeiros, atuantes no contexto hospitalar acerca do Processo de Enfermagem, bem como as estratégias para auxiliar nesse contexto. Método: Pesquisa exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com 15 enfermeiros atuantes em um hospital público municipal, localizado no Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado, os quais foram submetidos à análise textual discursiva. Resultados: Geraram uma categoria central - vivências de enfermeiros, atuantes no contexto hospitalar acerca do Processo de Enfermagem; e oito categorias, das quais, três referentes a unidade de base - potencialidades vivenciadas por enfermeiros acerca do Processo de Enfermagem; três, referentes a unidade - fragilidades vivenciadas por enfermeiros acerca do Processo de Enfermagem; e duas, sobre a unidade - Estratégias sugeridas para auxiliar na realização do Processo de Enfermagem. Conclusão: A compreensão das potencialidades e fragilidades é fundamental para o planejamento de estratégias para auxiliar no processo de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raysa Fernandes Moreira, Universidade Franciscana

Enfermeira.

Bethânia Kraemer Haag, Hospital Geral da UNIMED

Enfermeira assistencial no Hospital Geral da UNIMED. Mestranda em Saúde Materno Infantil na Universidade Franciscana.

Cláudia Zamberlan, Universidade Franciscana

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem e do mestrado em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana.

Rosiane Filipin Rangel, Universidade Franciscana

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem e do mestrado em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana.

silomar ilha, Universidade Franciscana

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem e do mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da Universidade Franciscana.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Fernandes Moreira, R., Kraemer Haag, B., Zamberlan, C., Filipin Rangel, R., & ilha, silomar. (2021). Processo de enfermagem no ambiente hospitalar: potencialidades, fragilidades e estratégias vivenciadas por enfermeiros. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4301

Edição

Seção

Artigos Originais