Perfil das adolescentes grávidas no setor saúde do Município de Divinópolis

Autores

  • Jeizziani Ferreira Pinto
  • Virgínia Junqueira Oliveira Universidade Federal de São João Del Rei
  • Márcia Christina Souza Universidade Federal de São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.289

Palavras-chave:

Gravidez na adolescência, perfil de saúde, saúde da família.

Resumo

Caracterizar o perfil das adolescentes grávidas da área de abrangência do setor 6 de saúde, do município de Divinópolis/MG. Trata-se de estudo com abordagem quantitativa, transversal e descritivo realizado com 25 adolescentes da área de abrangência do setor de saúde 6, no Município de Divinópolis, Minas Gerais. Foram aplicados questionários às adolescentes com questões sociodemográficas, gestacionais e de informação/utilização de métodos contraceptivos. Foi realizada análise descritiva dos dados coletados. As adolescentes do estudo tinham predominância de faixa etária de 16 a 19 anos, sendo a maioria delas solteiras e sem companheiro (48%). Percentual relevante das adolescentes estudadas (28%) relatou já ter tido pelo menos uma gravidez anterior e a maioria delas relata utilização e conhecimento prévios de métodos contraceptivos. O perfil das adolescentes grávidas evidenciado no estudo aponta para a necessidade de intervenções educativas problematizadoras, de cunho dialógico a respeito de sexualidade, afetividade e contracepção para que de fato possam proporcionar mudança de comportamento tanto no sentido de provocar redução da gravidez na adolescência quanto de evitar a sua reincidência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeizziani Ferreira Pinto

Graduada em Enfermagem pela Fundação Educacional de Divinópolis, Universidade do Estado de Minas Gerais (2008). Especializanda em Formação Pedagógica em Educação Profissional na área da saúde, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012-2014). Especialista em Atenção Básica/Saúde da Família na Universidade Federal de São João Del-Rei campus Dona Lindu (2012).

Virgínia Junqueira Oliveira, Universidade Federal de São João Del Rei

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (1997). Especialização em Enfermagem Obstétrica pela UFMG(2001). Mestrado em Enfermagem pela UFMG (2008). Professora das disciplinas Processo de Cuidar em Enfermagem e da Prática de Integração Ensino Serviço e Comunidade - PIESC do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSJ Campus Centro-Oeste. Membro efetivo do Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil de Divinópolis.Tem experiência na área de assistência, ensino, extensão e pesquisa em Enfermagem, com ênfase em saúde da mulher e da criança.

Márcia Christina Souza, Universidade Federal de São João Del Rei

Possui graduação em Enfermagem - (1997), mestrado em enfermagem (UFMG, 2001), doutorado em enfermagem (UFMG, 2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) (Divinópolis - Minas Gerais).

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

Pinto, J. F., Oliveira, V. J., & Souza, M. C. (2013). Perfil das adolescentes grávidas no setor saúde do Município de Divinópolis. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.289

Edição

Seção

Artigos Originais