Equidade de assistência à saúde no Brasil: uma análise segundo o princípio bioético da justiça

Autores

  • Juliana Dias Reis Pessalacia Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Valéria Conceição Oliveira Universidade Federal de São João del Rei
  • Eliete Albano de Azevedo Guimarães Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.38

Palavras-chave:

Bioética, Ética Baseada em Princípios, Assistência à Saúde, Eqüidade em Saúde, Sistema Único de Saúde.

Resumo

Introdução. O desafio da gestão de serviços públicos de saúde consiste em colocar as questões da assistência em saúde nas perspectivas de necessidade da população, pautadas nos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e em princípios éticos, considerando-se os recursos disponíveis como um bem coletivo a ser usado eficientemente e com eqüidade. Objetivo e Metodologia. Trata-se de um ensaio teórico acerca das questões bioéticas envolvidas na conquista à saúde e no direito à assistência à saúde no Brasil, com ênfase na questão da equidade. As discussões sobre equidade foram realizadas utilizando-se como referencial teórico as teorias da justiça e o Princípio da Justiça proposto por Tom Beauchamp e James Childress no livro Princípios de Ética Biomédica. Discussão. A discussão acerca da aplicação concreta do Princípio da Justiça às políticas públicas de saúde no Brasil torna-se relevante à medida que, possibilita a ampliação do campo de reflexão a todos os envolvidos: profissionais, conselhos, comissões, códigos, organizações governamentais e não governamentais, o Estado e enfim a toda a população. Considerações finais. As desigualdades podem ser minimizadas por meio de políticas e medidas práticas fundamentadas na eqüidade e na responsabilidade social. Uma política pública justa traduz a redução das desigualdades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Dias Reis Pessalacia, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

 

Enfermeira Doutora em Enfermagem USP/RP, Mestre em Enfermagem USP/RP, professor adjunto de Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei/MG.

Rua Sebastião Gonçalves Coelho 400 Chanadour Divinópolis, MG – Brasil, CEP: 35501-296

Tel: 37 3221 1955  Fax: 37 3221 1614

Email: juliana@pessalacia.com.br

 

 

 

 

Valéria Conceição Oliveira, Universidade Federal de São João del Rei

Enfermeira Doutoranda em Enfermagem USP/RP, Mestre em Enfermagem UFMG, professora assistente e coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei/MG.

Rua Sebastião Gonçalves Coelho 400 Chanadour Divinópolis, MG – Brasil, CEP: 35501-296

Tel: 37 3221 1164  Fax: 37 3221 1614

Email: valeria.oli@oi.com.br

Eliete Albano de Azevedo Guimarães, Universidade Federal de São João del Rei

Enfermeira Doutoranda em Ciências da Saúde CPqRR/FIOCRUZ,  Mestre em Enfermagem UFMG, professor assistente da Universidade Federal de São João del Rei/MG.

Rua Sebastião Gonçalves Coelho 400 Chanadour Divinópolis, MG – Brasil, CEP: 35501-296

Tel: 37 3221 1164  Fax: 3221 1614

Downloads

Publicado

2011-08-10

Como Citar

Pessalacia, J. D. R., Oliveira, V. C., & Guimarães, E. A. de A. (2011). Equidade de assistência à saúde no Brasil: uma análise segundo o princípio bioético da justiça. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.38

Edição

Seção

Reflexão Teórica