Sobre a Revista

A Rocalha é um periódico anual, sem fins lucrativos, de divulgação científica ( e de livre acesso) nas áreas de História da Arte e Patrimônio, editado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em História da Arte e Patrimônio da Universidade Federal de São João del-Rei. Surgiu da necessidade de empreender na veiculação de estudos críticos, de cunho histórico, acerca da História da Arte e Patrimônio Material e Imaterial de São João del-Rei e entorno. No entanto, a Rocalha não se limita apenas a publicar estudos dirigidos a São João del-Rei e região, mas acolhe também pesquisas que abordem temas e fontes das mais diversas regiões do Brasil, assim como do globo.

Os textos submetidos na Rocalha são avaliados por um comitê editorial e um comitê científico, em franca expansão. Temos como princípio metodológico um processo editorial pautado no diálogo incessante entre autor e editor, qualificando o artigo, resenha ou ensaio a ser publicado.

A Rocalha foi, oficialmente, anunciada em 2019 durante o primeiro Encontro de História da Arte e Patrimônio, ocorrido em agosto do supracitado ano. Foi ao ar em setembro de 2020, com a edição referente aos textos correspondentes às conferências e comunicações apresentadas durante o evento. A revista publica artigos e resenhas cujos temas estejam direcionados para as áreas de História da Arte e Patrimônio, nas suas variadas facetas. Com a proposta de dossiês temáticos, sejam eles amplos ou específicos, a Rocalha busca veicular pesquisas concluídas ou em andamento nas áreas supracitadas, privilegiando contribuições inéditas e cuja abordagem esteja direcionada para São João del-Rei e região. Contudo, acolhe também estudos que contemplem outros locais do país e do globo, sobretudo no que concerne ao espaço histórico denominado 'luso-brasileiro'.

A Rocalha é vinculada institucionalmente ao CEPHAP – UFSJ, grupo de pesquisa certificado pelo Cnpq e em atividade desde 2018. É um órgão hierárquico, no entanto, democrático e constantemente construído através do esforço conjunto de uma equipe de alunos, docentes e pesquisadores associados ao CEPHAP. A postura institucional da Rocalha é, igualmente, a postura da UFSJ, ou seja, em defesa de uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade. Tal postura, portanto, se adequa ao princípio da universalidade da ciência, do conhecimento, do debate e ampla difusão das discussões teórico-metodológicas acadêmicas e a democratização da arte e patrimônio regional e nacional, esses dois últimos nossos objetos em particular. Sendo assim, a Rocalha não veicula em sua plataforma artigos que firam os direitos humanos, assim como discursos de ódio contra minorias de gênero, cor, credo, etnia e sexualidade. Nesse sentido, o comitê editorial e científico da Rocalha é explicitamente rígido em suas diretrizes, valendo de sua autonomia para aprovar ou reprovar conteúdos submetidos como bem lhe aprouver, de acordo com os nossos princípios acima enunciados.

Privilegiamos textos cuja temática esteja direcionada para a História da Arte e temas de Patrimônio Material e Imaterial de São João del-Rei e entorno. No campo da História da Arte em específico, privilegiamos os recortes temporais concentrados nos séculos XVIII e XIX. No campo do Patrimônio Material e Imaterial, privilegiamos recortes temporais concentrados na contemporaneidade (séculos XX e XXI). No entanto, também publicamos temas com recortes geográficos e temporais amplos a nível nacional e internacional. Também veiculamos artigos e ensaios cuja temática abordem questões teóricas e metodológicas no campo da História da Arte e Patrimônio. Para tanto, o pesquisador deverá se inteirar das linhas temáticas da Rocalha, assim como das diretrizes e normas de submissão, disponibilizadas nessa página.

As opiniões e materiais veiculados em artigos, ensaios ou resenhas na Rocalha são de inteira responsabilidade dos seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do seu comitê editorial e científico. A Rocalha, no entanto, é responsável por todos os dados e informações veiculadas em sua plataforma, cuja unidade informacional é o CEPHAP.

Todos os artigos publicados são de propriedade da revista Rocalha, sendo assim, é vedada a retirada de textos já publicados a pedido do autor (salvo em casos específicos e com expressa autorização do comitê editorial). No entato, são salvaguardados os direitos autorais do autor, em termos de citação. A única forma de retirar um artigo do ar será através de deliberação autor-comitê editorial, onde for identificado plágio, erro robusto, prática metodológica errônea, fabricação e falsificação de dados, autocitação indevida et al.