Histeria, Feminino e Corpo elementos clínicos psicanalíticos

Autores

  • Renata Gonçalves Brito Universidade Federal Fluminese
  • Carlos Alberto Ribeiro Costa Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Histeria, Feminilidade, real e sexualidade

Resumo

No que tange ao tratamento de base psicanalítica, nos consultórios, ambulatórios, ou estudos teóricos, a “histeria”, é, ao mesmo tempo, algo clássico e atual: partindo de sua “descoberta”, em suas primeiras manifestações, até suas formas atuais, esta estrutura clínica ganhou várias modulações. Percorrendo os estudos de Freud e Lacan sobre o tema, o presente artigo busca apreender algumas das diferentes formas de articulação entre “histeria”, “corpo” e “feminino”. Para tal, visaremos, num primeiro momento, apreender algumas posições de Freud ao colocar esta problemática para, posteriormente, intentar pensar, com Lacan, a abertura para novas possibilidades e composições sobre o assunto. Se para Freud a histeria é atravessada pelas questões da “erogeneização de funções orgânicas” e da “conversão”, e Lacan, nos anos 50, evoca a dialética de posições simbólicas, instaurada pelo significante fálico, este artigo privilegiará um resgate destas modulações a partir da noção, mais tardia em Lacan, de “encontro com o real” relativo à própria sexualidade: o corpo e o feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Gonçalves Brito, Universidade Federal Fluminese

Psícóloga formada pela Universidade Federal Fluminense.

Carlos Alberto Ribeiro Costa, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, campus de Niterói. Professor Colaborador do Programa de Pós graduação em Teoria Psicanalítica UFRJ. Psicanalista. Doutor e mestre em Teoria Psicanalítica da UFRJ (2011) e (2006). Especialização em Psicanálise e laço social UFF (2006). Graduado em Psicologia pela UFF (2004). Atualmente desenvolve pesquisa em Psicanálise, na interface entre Saúde mental e Criminologia, com especial ênfase na discussão sobre a complexidade dos fenômenos da violência e suas reverberações sobre o campo da saúde. Desenvolve pesquisas na interface entre Psicanálise, Teoria Social e Filosofia. Áreas de interesse/experiência: Psicanálise, Saúde mental; Criminologia, Justiça.

Publicado

29-05-2021

Como Citar

Brito, R. G., & Costa, C. A. R. (2021). Histeria, Feminino e Corpo elementos clínicos psicanalíticos. Analytica: Revista De Psicanálise, 7(13). Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/2521