Cena e dramaturgia da política na narrativa de uma estudante negra: operando com o dissenso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v14i28.5963

Resumo

Neste artigo, pretende-se recortar uma cena narrada por uma jovem universitária negra sobre a conexão e a comunicação de uma avó com a neta. Escutou-se a cena em um contexto de pesquisa que buscava localizar os modos e meios de superação, enfrentamento e tratamento dos efeitos do racismo em uma instituição universitária e no contexto da política de ações afirmativas. Além disso, o texto tenta pensar formas inventivas de interpretação de resultados em pesquisa qualitativa. Inspirando-se no método da cena de Rancière, escutou-se a cena narrada e lembrada pela jovem, em que a avó descascava a cana-de-açúcar e a dava para a neta chupar, como uma cena que guarda temas caros à história da população negra brasileira, mas oferece uma nova cena de partilha que pode quebrar as hierarquias e oferecer a emergência do novo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline de Oliveira Moreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Psicologia pela UFMG. Professora adjunta IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (Minas Gerais, Brasil), integrando o corpo docente do mestrado e doutorado em Psicologia dessa instituição (Conceito 5 Capes). 

Keren Clementina Martins França, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Minas Gerais, Brasil). 

Karinne Vieira de Jesus, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (Minas Gerais, Brasil).

Rodrigo Goes e Lima, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (Minas Gerais, Brasil). Mestre em Filosofia com concentração em Psicanálise (New School for Social Research). 

Andréa Maris Campos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período de estudos aprofundados na Université de Rennes II. Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF). Professora adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG (Minas Gerais, Brasil). 

Downloads

Publicado

11-12-2025

Como Citar

Moreira, J. de O., França, K. C. M., Jesus, K. V. de, Goes e Lima, R., & Andréa Maris Campos. (2025). Cena e dramaturgia da política na narrativa de uma estudante negra: operando com o dissenso. Analytica: Revista De Psicanálise, 14(28). https://doi.org/10.69751/arp.v14i28.5963