CHAMADA PARA A EDIÇÃO ESPECIAL – V.14 N. 29 (2025) - Metodologias de Pesquisa em Psicanálise: Caminhos, Paradoxos e Impasses
As metodologias de pesquisa constituem a espinha dorsal de toda produção de conhecimento, de modo que é possível afirmar: não há pesquisa sem um sólido caminho metodológico que a direcione e a sustente. No campo da psicanálise, desde seus primórdios, a escuta se impõe como metodologia clínica fundamental. Através dela, a desubstancialização do analista e a instauração de um único sujeito em cena constroem as balizas que permitem o surgimento do inconsciente.
Com o passar do tempo e a inserção gradual da psicanálise no tecido social, a investigação psicanalítica abriu caminhos para a pesquisa em psicanálise, conquistando espaços importantes no âmbito universitário. Nesse contexto, entre o discurso universitário e o discurso analítico, somos convocados a responder a partir de um saber-fazer pesquisa, que constrói metodologias específicas de investigação. Diante de um sujeito evanescente e de um objeto para sempre perdido, a pesquisa em psicanálise é atravessada por uma exclusão interna – sem a qual nenhuma metodologia pode se sustentar.
Nesse contexto, propomos as seguintes reflexões: quais metodologias fundamentam a pesquisa em psicanálise no espaço universitário? Quais avanços metodológicos a presença da psicanálise na universidade proporcionou à pesquisa de base psicanalítica? Quais entraves ainda enfrentamos ao propor uma pesquisa em psicanálise?
O objetivo desta edição especial é reunir trabalhos que reflitam sobre os modos de fazer pesquisa em psicanálise, destacando suas singularidades metodológicas, seus atravessamentos epistemológicos e seus efeitos na produção de conhecimento. Interessa-nos tanto investigações que problematizem a construção metodológica quanto aquelas que proponham caminhos metodológicos a partir de experiências concretas de pesquisa psicanalítica.
Convidamos pesquisadoras e pesquisadores a submeterem artigos para esta edição especial da Analytica: Revista de Psicanálise intitulada “Metodologias de Pesquisa em Psicanálise: Caminhos, Paradoxos e Impasses”, dedicada a explorar as múltiplas possibilidades e impasses metodológicos da pesquisa em psicanálise na contemporaneidade.
Normas para submissão
Os textos devem ser enviados até o dia 31 de agosto de 2025, por meio do e-mail da revista: analytica@ufsj.edu.br. Serão aceitos artigos inéditos, ensaios teóricos, relatos de pesquisa e resenhas, desde que vinculados ao tema da chamada. As submissões devem seguir rigorosamente as normas de formatação da 7ª edição da APA. Além do arquivo com o texto, o e-mail deve conter um segundo arquivo com a folha de rosto, redigida de acordo com o modelo disponibilizado nas Diretrizes aos Autores da revista, disponível em nosso site: http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/index
A edição será organizada pelo corpo editorial da revista, com apoio de pareceristas ad hoc convidados, e tem como público-alvo pesquisadores/as, docentes, discentes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais interessados nas interfaces entre psicanálise e produção de conhecimento científico.
Dúvidas podem ser encaminhadas para: analytica@ufsj.edu.br
São João del-Rei, 01 de julho de 2025.
Magali Milene Silva - Editora Chefe.
Read more about CHAMADA PARA A EDIÇÃO ESPECIAL – V.14 N. 29 (2025) - Metodologias de Pesquisa em Psicanálise: Caminhos, Paradoxos e Impasses