Ações formativas sobre parentalidade positiva para enfermeiros da Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa

REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v15i0.5217

Palavras-chave:

Parentalidade, Capacitação em serviço, Atenção primária à saúde

Resumo

Objetivo: Caracterizar as ações formativas para enfermeiros(as) da Atenção Primária à Saúde para o ensino da parentalidade positiva. Método: Trata-se de uma revisão integrativa a partir da questão norteadora“quais são as ações formativas para enfermeiros(as) da Atenção Primária à Saúde para o ensino da parentalidade positiva?”, em consonância com a estratégia PICo: participante (P), “enfermeiros(as) em ações formativas”; fenômeno de interesse (I), “ensino da parentalidade”; e contexto (Co), “APS”. Resultados: Foram selecionados 139 artigos, dos quais quatro atenderam aos critérios para análise. As ações formativas encontradas foram cursos, treinamentos, palestras e seminários, orientadas pelos Currículos Vida Ativa Saudável e Parentalidade e ancoradas nas teorias de aprendizagem social. Considerações finais: Os achados se mostram promissores para desenvolvimento de currículos de ensino integrados de Promoção da Saúde e Parentalidade Positiva, pautados em uma concepção pedagógica problematizadora e emancipatória para a formação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dra. Fátima Madalena de Campos Lico, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo- EEUSP

Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo -FSP/USP. Pós-doutoranda junto ao Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Centro de Estudos, Pesquisa e  Documentação em Cidades Saudáveis- CEPEDOC-Cidades Saudáveis, Centro Colaborador da OMS/OPAS. Psicóloga da Secretaria Municipal da Saúde da Cidade de São Paulo. http://lattes.cnpq.br/0933667174652627. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6805-7439

E-mail: fatimalico@gmail.com

Dra. Larayne Gallo Farias Oliveira, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo- EEUSP

Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Enfermagem da USP.

Dr. Alfredo Almeida Pina-Oliveira , Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo- EEUSP

Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP-SP). Professor Doutor do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva (ENS) da EEUSP-SP.

Dra. Lislaine Aparecida Fracolli, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo -EEUSP.

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo - USP.

Professora Titular da Universidade de São Paulo. Depto. Enfermagem em Saúde Coletiva da  Escola de Enfermagem.fone: 11 30617652.

ORCID : 0000-0002-0936-4877

ResearcherID: D-9179-2012 <http://www.researcherid.com/rid/D-9179-2012>

CV:  http://lattes.cnpq.br/4380012729471796

 

Downloads

Publicado

31-07-2025

Como Citar

Lico, F. M. de C., Oliveira, L. G. F., Pina-Oliveira , A., & Fracolli, L. (2025). Ações formativas sobre parentalidade positiva para enfermeiros da Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 15. https://doi.org/10.19175/recom.v15i0.5217

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura