Ações formativas sobre parentalidade positiva para enfermeiros da Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa
REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v15i0.5217Palavras-chave:
Parentalidade, Capacitação em serviço, Atenção primária à saúdeResumo
Objetivo: Caracterizar as ações formativas para enfermeiros(as) da Atenção Primária à Saúde para o ensino da parentalidade positiva. Método: Trata-se de uma revisão integrativa a partir da questão norteadora“quais são as ações formativas para enfermeiros(as) da Atenção Primária à Saúde para o ensino da parentalidade positiva?”, em consonância com a estratégia PICo: participante (P), “enfermeiros(as) em ações formativas”; fenômeno de interesse (I), “ensino da parentalidade”; e contexto (Co), “APS”. Resultados: Foram selecionados 139 artigos, dos quais quatro atenderam aos critérios para análise. As ações formativas encontradas foram cursos, treinamentos, palestras e seminários, orientadas pelos Currículos Vida Ativa Saudável e Parentalidade e ancoradas nas teorias de aprendizagem social. Considerações finais: Os achados se mostram promissores para desenvolvimento de currículos de ensino integrados de Promoção da Saúde e Parentalidade Positiva, pautados em uma concepção pedagógica problematizadora e emancipatória para a formação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde.
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Copyright (c) 2025 Dra. Fátima Madalena de Campos Lico, Dra. Larayne Gallo Farias Oliveira, Dr. Alfredo Almeida Pina-Oliveira , Dra. Lislaine Aparecida Fracolli

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