Dos rumos da análise: construções e reconstruções de uma história singular a partir da interpretação em Lacan

Autores

Palavras-chave:

Limites da análise, Análise Terminável e Interminável, Verdade do sujeito, Estudos da subjetividade, Psicanálise e subjetividade.

Resumo

Este artigo parte da concepção de sujeito, sustentada pelo pensamento de Lacan, que aponta para algo que se esvai no advento do sentido. A partir desse pressuposto, propomo-nos a caracterizar que função teria o eu, situando-o no contexto analítico, perante a interpretação em uma análise. Diante disso, questionamo-nos qual seria seu lugar, posto que estamos acostumados a entendê-lo como uma unidade que nos constitui e que elabora nosso pensamento. Embora pareça ser uma questão simples, a leitura dos textos freudianos, sob o prisma de Lacan, oferece à interpretação um outro lugar – e um lugar imprescindível –, quando se delimita o rumo de uma análise, não como aquela que fomenta o fortalecimento do eu, mas como a que propicia um percurso que ampara o vazio que nos consiste. Considerado isso, este trabalho busca explicitar os processos que constituem uma análise, enfatizando a sustentação de um espaço singular que permita ao sujeito reinventar sua própria história, respeitando o vazio que lhe é inerente.

Palavras-chave: Constituição. Sujeito. Interpretação. Psicanálise. Lacan.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Ravizzini, Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro

Psicanalista, doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, coordenadora da pós-graduação em Clínica Psicanalítica na Contemporaneidade na Unilassale – Niterói/RJ.

Talita Baldin, Universidade Federal Fluminese, Universidade Salgado de Oliveira.

Psicanalista e atriz, doutoranda em Psicologia na Universidade Federal Fluminense, docente no departamento de Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira em Niterói/RJ. Bolsista CAPES de doutorado.

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

Ravizzini, S., & Baldin, T. (2023). Dos rumos da análise: construções e reconstruções de uma história singular a partir da interpretação em Lacan . Analytica: Revista De Psicanálise, 12(23). Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4211