Adolescência e mídias digitais: Alguns desdobramentos possíveis

Autores

Palavras-chave:

adolescência, contemporaneidade, psicanálise

Resumo

A adolescência é um momento atravessado por uma intensa exigência de reorganização narcísica. Os recursos simbólicos, próprios da relação e vínculo com o outro, são elementos centrais para que o sujeito enriqueça suas possibilidades de encaminhamento pulsional, rumo à consolidação narcísica. Entretanto, o cenário contemporâneo parece caminhar na contramão da lógica de vinculação e troca com o outro, quando pensamos em movimentos como a individualização e a performatização. Tendo esses aspectos em vista, discutiremos como as mídias digitais – mais especificamente as redes sociais – podem ser pensadas na contemporaneidade como um dispositivo que contribui para a elaboração psíquica das mudanças vivenciadas na adolescência e como, por outro lado, podem também ocasionar em entraves psíquicos nessa travessia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Rocha Ribeiro, Psicóloga, Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pelotas.

Psicóloga, Graduada pela Universidade Federal de Pelotas, Membro do Grupo Pulsional: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise. Atualmente atua como psicóloga Clínica no Centro Clínico de atendimento psicológico (C-CAP).

Rafaela Soares Villar, Graduanda do Curso de Psicologia, Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

Membro do Pulsional: Núcleo de Estudos e pesquisas em psicanálise. Instituto de Psicologia, Universidade Federal de pelotas (Ufpel).

Anne Santos Stone, Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

Membro e  colaboradora do Pulsional: Núcleo de Estudos e pesquisas em psicanálise. Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

Camila Peixoto Farias, Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

Professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); mestre e doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); coordenadora do Pulsional:  Núcleo  de  Estudos  e  Pesquisas  em  Psicanálise;  membro  do  Grupo  de  Trabalho  Psicanálise,  Subjetivação  e  Cultura  Contemporânea  –  da  Associação  Nacional  de  Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP)

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

Ribeiro, J. R., Villar, R. S., Stone, A. S., & Farias, C. P. (2023). Adolescência e mídias digitais: Alguns desdobramentos possíveis. Analytica: Revista De Psicanálise, 12(23). Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4478